quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um pouco da história da luta

    A palavra wrestling significa prender, imobilizar, segurar, e é desta maneira que este esporte é conhecido mundialmente. No Brasil ele é chamado de luta olímpica, e foi popularizada como luta greco-romana. Mas a luta greco-romana , na verdade é um dos estilos praticados dentro da luta olímpica, que possui também o estilo livre. A diferença entre o estilo livre e greco-romano, é que no primeiro são permitidos ataques no corpo inteiro, e no segundo, apenas da cintura para cima.  Basicamente a luta tem como objetivo derrubar seu adversário sem o uso de socos, chutes ou golpes traumáticos, e imobilizá-lo no solo com as costas encostadas . Por  isso os atletas praticantes desta modalidade tem o desenvolvimento das capacidades motoras, raciocínio, agilidade, destreza, conhecimento corporal, força, flexibilidade, além de uma sociabilização e uma maior auto-confiança.
       A história antiga conta que o homem primitivo, com um comportamento  simples como o de um animal, começou a associar sua experiência e sua observação com a finalidade de desfrutar da própria força da natureza para sua sobrevivência, então teve que lutar para viver. A luta olímpica é considerada por muitos como a mãe de todas as lutas, porque surgiu com o homem, e esta técnica criada por ele era simples e com o passar dos tempos evolui, junto com a humanidade. Quando o Imperador Teodósio encerrou as Olimpíadas Gregas, a 394 D.C., terminava também ali uma das mais ricas etapas da história e do esporte. A luta esportiva surgiu no segundo milênio antes de Cristo, e fez parte de toda civilização egípcia, como mostra o afresco com 400 figuras  na tumba de Benni Hassan - 2160 a 1780 a.C.  Foi incluída no programa de disputas das Olimpíadas em sua 18a edição, no ano 708 antes de Cristo, sendo disputada em três categorias - adulto, pancrácio e adolescente. No mundo romano dos sete Reis, eram comuns as disputas de lutas. Um dos mais apaixonados pela modalidade, e que também mais praticava era o Imperador romano Nero, fazendo com que a luta de maior interesse era aquela entre gregos e romanos. O primeiro Imperador romano Augusto promovia, no Campo de Marte de Roma, combates de luta ao estilo das Olimpíadas. Os famosos gladiadores desta Era, utilizavam a luta greco-romana em seus confrontos nas arenas e hoje esta antiga luta se tornou um grande esporte de contato praticado em mais de 140 países, e agora esta se desenvolvendo no Brasil, com grandes chances de alcançar projeção internacional.
          Várias personalidades históricas famosas praticaram a luta , como: Alexandre “O Grande”, Sócrates, Pilates, Aristóteles, Platão, Lenin, Napoleão  dentre outros.
          A luta olímpica esta nas Olimpíadas desde suas primeiras edições, onde são disputadas 42 medalhas, e a categoria feminina fará sua estréia nos Jogos de Atenas - 2004. Os países mais fortes atualmente são: Cuba, Estados Unidos e Rússia.
          Em  Curitiba, oficialmente ela foi trazida em 1998, a convite do professor Alexandre Caldas , pelo professor Sérgio Santos, que foi técnico da seleção Brasileira nos anos 90, que é professor da UFPR, onde iniciamos o desenvolvimento desta modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário